2 – La Sagrada Familia
A Sagrada família pertence à obra-prima de Gaudi, ainda por terminar, projetada em 1882 pelo arquiteto Antoni Gaudi, que inseriu Barcelona no circuito mundial de arquitetura.
La Sagrada Familia é sua obra emblemática, mas com um toque original e único, parecido com um castelo de areia, mantendo as suas linhas retas, que marcou a arte de Picasso, Miró e Dali.
Fachada da Paixão
Na parte externa da fachada da paixão se percebe os guindastes para erguer algumas placas de mármores que ainda estão sendo construída. Na parte exterior a abóbada ocupa a cabeceira do templo, entre as fachadas da Natividade e a Paixão, no seu centro fica a capela da Assunção com suas sacristias nas laterais, que são ligadas pelo claustro, rodeando todo o recinto. A fachada de entrada é magnificamente bela, com detalhes impressionantes. As torres na fachada da Natividade são coroadas com formas geométricas reminiscentes do cubismo, toda a decoração é contemporânea e com estilo pessoal de Gaudí. Nos portões da fachada da Paixão contém textos bíblicos em várias línguas. Para Gaudí a estrutura teria que ter arcos parabólicos ou catenárias, cujos elementos suportam as pressões, por isso determinou esta forma de estrutura dos arcos e as abóbadas se sustentarem.
Vejam algumas fotos da parte interna, com suas abóbadas arquitetadas com perfeitos encaixes, estendendo a uma altura de 30 metros:
Fachada da Natividade
Foi a primeira a ser construída, uma fachada exuberante com todos os elementos são evocadores da vida, com alguns elementos populares como ferramentas e animais domésticos, estão divididas em três colunas: Virtudes Teologais, Esperança e da Fé.