2 – Catedral Metropolitana de São Paulo – Catedral da Sé
Catedral da Sé, bem no marco zero de São Paulo, encontra-se um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, em 1745 foi construída a primeira catedral de São Paulo e logo após 1912 foi demolida e depois de 42 anos foi construída a atual catedral, passada por várias reformas, sendo a última em 2002, permanecendo em perfeito estado de conservação.
Ornamentos
Nos ornamentos foram colocadas várias imagens esculpidas de animais e aves da rica fauna brasileira e com várias esculturas de artistas brasileiros e europeus.
Órgão e Sinos
Foram fabricados na Itália com 11 mil tubos que é um dos maiores da América Latina. O carrilhão, localizado na torre direita, composto por 61 sinos que são acionados eletronicamente.
Vejam a galeria de fotos externas e internas:
A Cripta
Localizada abaixo do altar-mor contendo 30 câmaras mortuárias, que abrigam os restos mortais de bispos e arcebispos de São Paulo, também histórias do Cacique Tibiriçá, Regente Feijó e Padre Bartolomeu.
Existe uma visita monitorada com acesso à cripta, o valor por pessoa é de 7,00 Reais, fica no fundo do lado esquerdo para quem entra na catedral (secretaria), a monitora conta toda a história de como foi construída e quais os religiosos, cujos restos mortais estão guardados no local, também tem várias estátuas esculpidas de mármore Carrara importados da Itália, que foram trazidos como uma pedra redonda única, logo após esculpida por padres da época da construção da cripta.
Vejam a galeria de fotos da cripta: